quarta-feira, 8 de outubro de 2008

LER É SABER

A leitura, assim como a oralidade e a escrita se constituem em uma tecnologia da inteligência. Através da leitura navegamos por mares nunca visitados e a cada viagem constatamos que “navegar é preciso”. Nesta navegação vamos construindo uma teia de significantes e significados que delineiam um grande hipertexto, configurado pelas nossas sinopses. Um hipertexto que possibilita aprender a ler e reescrever o mundo, pelas imagens que permeiam os livros, revistas, jornais, gibis e as páginas da WEB.
Semanalmente a escola recebe jornais de uma empresa jornalística do município de São Miguel do Oeste e o mesmo é oferecido aos alunos e as suas famílias para que por meio da escola possam saber e ter acesso às noticias ou assuntos que possam vir a ser de seu interesse.
Embora os alunos não saibam ler ou escrever convencionalmente, podem e devem ser colocados no papel de leitores. Portanto, propor atividades de leitura e escrita utilizando textos que os mesmos saibam de cor, significa propor situações de aprendizagem significativa.
Até pouco tempo acreditava-se que a aprendizagem da leitura dependia exclusivamente do ato de decodificação. Hoje se acredita que decodificando que eles aprendem coisas e a leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de hipótese e significados. E a mediação da escola para o conhecimento é muito importante, porque uma sociedade com boa educação é uma sociedade com opinião.
O ato de ler é um hábito saudável e ter, um projeto de leitura definido é a demonstração de uma visão em longo prazo para o desenvolvimento de nosso povo e melhor o grau de entendimento e interpretação de toda sociedade. Nossa clientela ainda demonstra uma séria defasagem na leitura e interpretação da escrita.
A literatura infantil é ludismo, é fantasia, é questionamento e dessa forma consegue ajudar a encontrar respostas para as inúmeras indagações do mundo infantil, enriquecendo a capacidade de percepção das coisas. A criança e a literatura seja ela infantil, infanto-juvenil ou adulta, compartilham da mesma natureza, pois tem a característica de ser lúdicas, mágicas e questionadoras e essas afinidades fazem com que a literatura, seja a mais poderosa aliada das crianças e dos educadores na vida, na busca da compreensão do mundo e do ser humano. A fantasia e a imaginação são elementos fundamentais para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas sobre o eu e sobre o outro.
A criança que esta constantemente em contato com livros lê, interpreta, compreende e escreve com mais facilidade do que as outras. Devido ao desafio, conforme colocado no inicio da justificativa, iniciaremos nossas atividades de leitura na escola com um passo bem simples que é o de socialização entre as crianças e professoras, direção e funcionárias, num momento único, onde uma turma conforme horários estipulados irão recitar um poema, refletir sobre uma música, tendo como mediadoras do processo e de síntese do assunto em pauta as educadoras responsáveis pelas turmas.


PÚBLICO ALVO: Alunos do ensino fundamental (1º a 4ª série)


NÚMEROS DE ALUNOS BENEFICIADOS: 96 alunos


DESCRIÇÃO DA AÇÃO: Trata-se de projeto que visa mobilizar para o ato da leitura. Durante o desenvolvimento do projeto serão várias as ações que visam despertar em todos os envolvidos o gosto pela leitura.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar momentos de interação onde os alunos possam partilhar do momento da leitura na escola, desde educandos, educadores, serventes, direção e comunidade. Sabemos que o habito de leitura deve ser introduzido desde cedo na vida de nossas crianças, construindo assim uma ponte entre o saber e o conhecer, a reciprocidade pelo gosto e a necessidade de ler.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Criar situações que despertem o prazer de ler;
Leitura de uma história de varias formas, rindo, chorando e leitura normal do texto;
Priorizar a prazerosidade no desenvolvimento das atividades onde as crianças terão liberdade de expressar seus sentimentos e idéias, aprendendo também a ouvir educadores e colegas;
Proporcionar a ampliação do vocabulário e o aperfeiçoamento da linguagem oral;
Incentivar o gosto pela leitura e posteriormente à escrita;
Desenvolver a expressão oral e corporal, através do lúdico;
Conhecer alguns personagens de histórias através da contação das mesmas caracterizados de personagens;
Conhecer autores, escritores de nossa região e compositores;
Proporcionar momentos de leitura com fundo musical;
Utilizar-se de fantoches para dramatizar pequenas histórias;
Permitir o manuseio de recursos literários e das discussões entre os colegas;
Deixar que tragam livros de casa para ler na escola, panfletos de mercado e/ou lojas, bilhetes, cartas;
Estimular a leitura em outros ambientes fora da sala de aula;
Proporcionar momentos lúdicos na hora de ler
Oportunizar a leitura silenciosa e individual;
Tornar as aulas de leitura prazerosas;
Pesquisar uma história, uma poesia, contar, escrever, reescrever e ler;
Um aluno vai contar um clássico em cada momento oportunizado a ele


METODOLOGIA

É no desafio da melhoria de qualidade, da educação infantil e do Ensino Fundamental de 1º ano a 4ª séries que a Escola Municipal Anita Garibaldi, norteia suas ações concebendo as funções entre o educar e o cuidar.
O Projeto Educativo deve ter um sentido significativo na vida daqueles que estão sob nossa responsabilidade a ser sobre tudo prazerosa para todos e onde possa desenvolver suas potencialidades e curiosidades.
A partir deste projeto estamos envolvendo as crianças no mundo da leitura e contação de histórias e as atividades propostas devem basear-se em uma organização de espaços e na oferta de materiais de forma a possibilitar a iniciativa, a ação independente e a imaginação das crianças.
Nossa partida se dá através de conversa informal com as crianças sobre a literatura, visitaremos a Biblioteca Municipal FRANCISCA AMORIM NICARETTA com todas as turmas, onde será apresentado o cantinho da leitura com vários livros de literatura infantil, infanto-juvenil, adulta e de áreas especificas onde as mesmas poderão manuseá-las livremente.
As histórias serão contadas, discutidas e reestruturadas pelos mesmos onde farão escrita e reescrita de pequenas histórias assim como listaremos nomes de histórias conhecidas por eles.
Trabalhos direcionados e confecção de livros reescritos por eles, os mesmos poderão dramatizar algumas histórias utilizando-se de fantoches, máscaras e roupas adequadas para caracterizarem os personagens de certas histórias. O projeto deve buscar alcançar alguns dos vários propósitos sociais da leitura.


MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS

Assinatura de Jornais
Assinatura de revistas
Livros de interesse do aluno
Internet
Visita de escritores na escola
Aparelho de som
Cd
Televisão
DVD


ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

ABERTURA: Convidar escritor de São Miguel do Oeste para conversar com os alunos sobre a importância da leitura e o por que de escrever.

Nas aulas de leitura semanais serão levados jornais, revistas, livros, recortes de textos informativos. Na última aula da semana cada aluno faz a produção de um dos fatos lidos. Após serão expostos num mural da escola.

Exposição e leitura de Clássicos.

Dramatização de histórias infantis e infanto-juvenis na hora culturais da escola.

Criar o cantinho da leitura da escola com noticias do município, estado, país e mundo.

Escutar e ler contos cuja história existe também em vídeo (promover debate), trabalhar
contos de fadas, fábulas e lendas para após dramatizarem para alunos de pré e 1º ano.

Apresentação de historinhas com fantoches.

Acrósticos.

Listar nomes de histórias que gostam.

Cruzadinha.

Interpretação da história.

Caça-palavras

Atividades ortográficas e gramaticais.

Desenhos.

Identificar personagens de histórias.

Dinâmicas diferencias para a reescrita de histórias.

Observação: Além destas atividades, deverão ser sugeridas mais em cada disciplina.


ETAPAS PREVISTAS

Esta será de acordo com o planejamento de cada Educadora, em tempo de cinco meses e conforme o avanço das turmas.


AVALIAÇÃO

Será um processo contínuo, considerando o interesse, o desempenho e a participação individual e coletivo no desenvolvimento das atividades.


BIBLIOGRÁFIAS

ABRAMOVICH. Fanny. Gostosuras e Bobices. 4ª Ed. São Paulo: Scipione, 1994;
CUNHA. Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil Teoria e Prática. 4ª Ed. São Paulo: Ática, 1985;
GARCIA. Edson Gabriel. A literatura na escola de 1º Grau. 1992, 2ª Ed. 1992. Edições Loyola.
JOLIBERT. Josette. Formando crianças Leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.

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