segunda-feira, 3 de novembro de 2008

MUDANÇAS AMBIENTAIS E GLOBAIS

Mudanças ambientais globais, uma temática desafiadora para a sociedade e para as escolas.



As mudanças climáticas globais têm se destacado como um dos maiores problemas que enfrentamos atualmente, e que iremos enfrentar no futuro próximo. Na verdade, as mudanças globais sempre ocorreram naturalmente na história do nosso Planeta, alternando ciclos de aquecimento e resfriamento. Esse processo possibilitou a formação da atmosfera e a estabilização da temperatura terrestre em níveis adequados à vida. Porém, desde a revolução industrial, no século XIX, houve uma queima muito grande de combustíveis fósseis com o lançamento de grandes quantidades de carbono para a atmosfera provocando uma aceleração no ciclo de aquecimento global, ou seja, o planeta está aquecendo mais rápido do que deveria.

Essa aceleração tem sido atribuída ao aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Esses gases (conhecidos como Gases de Efeito estufa) são o gás carbônico (CO2), ozônio (O3 ), metano (CH4), o óxido nitroso (N2 O) e o vapor d'água (H2O). De todos esses gases o mais importante é o gás carbônico, devido à sua enorme concentração na atmosfera. Atualmente a sua concentração na atmosfera é cerca de 30% maior que há 250 anos atrás, quando teve início a revolução industrial, quando a queima de combustíveis fósseis começou a aumentar.

As conseqüências das Mudanças Ambientais Globais são muito graves e preocupantes, uma vez que elas implicam na elevação do nível do mar, em mudanças climáticas com aumento de tempestades, picos de temperatura, furacões, secas e chuvas torrenciais, ou seja, alterações profundas no clima da Terra. Tais alterações interferem na sobrevivência das espécies, pois podem inviabilizar algumas delas e favorecer outras. Isso seria o processo natural da evolução, não fosse a extrema rapidez com que se processam essas mudanças, diferentemente do que ocorre na natureza. Assim, a humanidade está provocando mudanças tão repentinas que não há condições para a adaptação das espécies, e várias delas tendem a desaparecer. Essas alterações devem atingir também a agricultura que poderá agravar os problemas sociais ligados a questão alimentar.

Nenhum comentário: