segunda-feira, 24 de novembro de 2008

NATUREZA

MEIO AMBIENTE

SUGESTÕES DE ATIVIDADES - MEIO AMBIENTE
















PROJETO: PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

PROJETO PRESERVAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

ANA CARLA PORTH HORN
GEANE MÁRCIA DE MIRANDA



"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder

Apresentação

Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente.
Diante disso observamos a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação infantil.

Público Alvo

Este projeto é destinado a crianças de 7 a 8 anos alfabetizadas cursando a 2o ano do ensino fundamental.

Objetivo Geral

Estimular nas crianças o respeito ecológico e mostrar a elas a importância da sua participação no cuidado com o Meio Ambiente em que vive reconhecer-se como um indivíduo natural e que a Natureza é extremamente importante para a sobrevivência da humanidade.
Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos de séries iniciais acerca dos temas que envolvem meio ambiente e cidadania incluindo a sua importância e o cuidado para as futuras gerações.

Objetivos

Ø Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
Ø Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;
Ø Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
Ø Estimular a leitura e a escrita;
Ø Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração, multiplicação);
Ø Desenvolver a oralidade, a socialização;
Ø Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.

Metodologia

A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá através de pesquisas em sites, aulas, passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos.

Estratégias

Ø História infantil que trate da questão do meio ambiente;
Ø Pedir para que os alunos recontem a história utilizando à escrita e o desenho;
Ø Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;
Ø A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
Ø Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem; Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados;
Ø Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas a escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades;
Ø Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção. (obs: nesta atividade o professor pode também listar com eles as degradações encontradas e depois dividir quem vai falar sobre o quê.);
Ø Como atividade de casa uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, que tragam soluções para o problema que está sendo trabalhado por eles;
Ø Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado;
Ø Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical;
Ø Ouvir e cantar a música;
Ø Interpretação da música (conversas dirigidas pelo professor)
Ø Ditado de palavras retiradas do texto.

Avaliação

O projeto será avaliado pela participação dos alunos;
Atividades realizadas pelos alunos;
Através dos desempenhos individuais e em grupo;
Pelo interesse nos assuntos abordados e a partir de suas dúvidas.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

ÁGUA FONTE DE VIDA

Água que nasce, escorre, alimenta e morre.
Renasce, goteja, oxigena e vive.
Deságua das n
uvens, dos olhos, das lágrimas, das mágoas,
das chuv
as,das plantas, dos poros.

Cuidem melhor das florestas...encostas...córregos...lagos...cascatas...
Reservatórios...d
os seus riachos...veios...poços e rios...
Não lance produtos químicos
nela.
Lixo...dejetos...plásticos...eles matam...
Não incendeiem também a mata...

A vida dos peixes...das plantas...da terra...
da flora...da fauna...de todas as espécies
Dependem do nosso carinho e proteção.


Ela é a seiva da vida...bendita!

Pura, santa, dadivosa na essência.

Todos os dias está em nossas casas

Quente, ao natural ou gelada...é amada!

MITOS E LENDAS

Cintra (2002, pg 26) destaque que: “As lendas podem ser, dentre vários outros, um instrumento para conhecer e refletir mais sobre essa realidade em que vivemos, elas podem despertar o interesse e a motivação para desenvolver uma investigação mais profunda, da cidade ou regiões enfocadas, incluindo o estudo dos aspectos geográficos, econômicos, históricos e culturais, a partir dos elementos trazidos pelas histórias”.
Quando falamos em mitos geralmente encontramos respostas que remetem ao inicio dos tempos. Pois, ninguém sabe quando os mitos foram criados, apenas que estes estão guardados na memória dos mais velhos ao longo das gerações, das mais diversas formas, ex: poemas, contos, textos sagrados.
Como educadores precisamos explorar mais os mitos as culturas indígenas e africanas bem como a mitologia grego-romana. Pois estes povos viviam mais ligados à natureza.
O conhecimento passado de pai para filho, guarda até hoje uma riqueza grandíssima a respeito da vida e natureza.
Através de suas lendas e mitos estes educavam seus filhos respeitarem os deuses defensores do ar e do vento, dos raios e tempestades, na verdade estes viviam em perfeita harmonia com a natureza que os cercam.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O QUE EU VI....







Desde o aparecimento do homem sobre a face da terra o meio ambiente vem sendo poluído. A princípio, o impacto ambiental era pouco ou quase inexistente. Após a revolução Industrial, com o desenvolvimento de novas tecnologias e a percepção de que meio ambiente é um bem gratuito, a poluição atingiu elevados níveis, sem preocupações com as futuras gerações.

O homem é o único animal que prejudica o meio em que vive, para satisfazer a sua ambição, ele polui o ar, as águas, as cidades, os campos, em fim, o o meio em vive. Porém essa situação pode ser revertida, se houver consciência mundial para que o homem evite a degradação da natureza.





segunda-feira, 3 de novembro de 2008

MUDANÇAS AMBIENTAIS E GLOBAIS

Mudanças ambientais globais, uma temática desafiadora para a sociedade e para as escolas.



As mudanças climáticas globais têm se destacado como um dos maiores problemas que enfrentamos atualmente, e que iremos enfrentar no futuro próximo. Na verdade, as mudanças globais sempre ocorreram naturalmente na história do nosso Planeta, alternando ciclos de aquecimento e resfriamento. Esse processo possibilitou a formação da atmosfera e a estabilização da temperatura terrestre em níveis adequados à vida. Porém, desde a revolução industrial, no século XIX, houve uma queima muito grande de combustíveis fósseis com o lançamento de grandes quantidades de carbono para a atmosfera provocando uma aceleração no ciclo de aquecimento global, ou seja, o planeta está aquecendo mais rápido do que deveria.

Essa aceleração tem sido atribuída ao aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Esses gases (conhecidos como Gases de Efeito estufa) são o gás carbônico (CO2), ozônio (O3 ), metano (CH4), o óxido nitroso (N2 O) e o vapor d'água (H2O). De todos esses gases o mais importante é o gás carbônico, devido à sua enorme concentração na atmosfera. Atualmente a sua concentração na atmosfera é cerca de 30% maior que há 250 anos atrás, quando teve início a revolução industrial, quando a queima de combustíveis fósseis começou a aumentar.

As conseqüências das Mudanças Ambientais Globais são muito graves e preocupantes, uma vez que elas implicam na elevação do nível do mar, em mudanças climáticas com aumento de tempestades, picos de temperatura, furacões, secas e chuvas torrenciais, ou seja, alterações profundas no clima da Terra. Tais alterações interferem na sobrevivência das espécies, pois podem inviabilizar algumas delas e favorecer outras. Isso seria o processo natural da evolução, não fosse a extrema rapidez com que se processam essas mudanças, diferentemente do que ocorre na natureza. Assim, a humanidade está provocando mudanças tão repentinas que não há condições para a adaptação das espécies, e várias delas tendem a desaparecer. Essas alterações devem atingir também a agricultura que poderá agravar os problemas sociais ligados a questão alimentar.